CAPA-IDOSO-01

Decoração segura : 10 dicas de decoração para o apartamento de um idoso.

CAPA-IDOSO-01

 

Os idosos estão vivendo cada vez mais e felizmente nós podemos conviver mais tempo com nossos avós, bisavós e até tataravós. Certa dificuldade para se locomover, visão e reflexos comprometidos, falta de força e equilíbrio são sintomas do envelhecimento de todo o ser humano. Para promover uma maior independência sem abrir mão da segurança, conheça 10 dicas de segurança na hora de escolher a decoração para o apartamento de um idoso.

 

1.Piso

Este é um item muito importante. Um piso antiderrapante pode evitar escorregões e quedas. Se o piso for frio, coloque o mínimo de tapetes possível, pois estes também facilitam quedas.

como-colocar-piso-laminado-2

  1. Cortinas

As cortinas de tecido sintéticos com aplicações contra ácaros são as mais indicadas. Os ácaros são os maiores responsáveis por problemas respiratórios e persianas são geralmente mais difíceis de serem manuseadas para fechar e abrir.

cortina-para-janela-barcelona-c-ilhoses-180x200_MLB-F-186987924_1840_zpse951041b

3.Iluminação

Quanto mais claridade nos ambientes melhor. Aposte em cores claras para as paredes e móveis. Escolha um apartamento com bastante janelas e luz natural. Mesmo assim, invista também em luzes artificiais de boa qualidade.

f2

 

  1. Interruptores

Procure instalar os interruptores de luz em locais estratégicos como próximo da cama, na entrada dos ambientes, etc.. Tudo para evitar que o idoso caminhe no escuro.

Light Switch

 

  1. Banheiro

Instale barras de segurança no box e ao lado da privada. Coloque tapetes de borracha no chão do box que sejam presos por ventosas, tudo para evitar possíveis escorregões.

banheiro

 

  1. Quarto

Evite camas tipo box, elas costumam ser muito altas e dificultam o deitar e levantar. Compre uma cama comum de ferro ou de madeira de altura mais baixa com um bom colchão. Instale luzes no guarda roupa para facilitar a visualização das roupas do idoso.

cama

 

7.Evite os desníveis no apartamento como pequenos degraus, mas se for necessário tê-los, instale corrimãos próximos ao degrau , iluminação de led no degrau e fitas anti derrapantes no mesmo.

casa-apartamento-pequeno-projeto-06

 

  1. Jamais opte por maçanetas redondas nas portas, elas são mais difíceis para abrir quando a pessoa tem limitações de movimento. Coloque maçanetas tipo alavanca para facilitar a abertura de portas.

Modern-Design-Lever-Handle-Security-Door-Lock

 

 

  1. Evite comprar sofás muito macios pois eles dificultam a ação de levantar. Escolha assentos firmes que sejam fáceis e seguros para sentar e levantar. 

Sofa Capa Armazem Belga

 

  1. Armários e prateleiras devem estar em uma altura adequada para que o idoso possa alcançar tudo o que precisa sem precisar de escada ou precisar fazer grande esforço como ajoelhar-se no chão.

closet_quarto01_modulo220c_final

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *